Programação

Compartilhe
O EXERCÍCIO PROFISSIONAL ENQUANTO TRABALHO
Salvador, 13 de maio de 2015.
8 às 9 horas - Inscrição e Credenciamento
9 às 9h30 - Abertura
Palestrantes convidados:
MARIZA MONTEIRO BORGES
Presidente do Conselho Federal de Psicologia
ILKA BICHARA
Presidente da Comissão Organizadora do CONPSI
9h30 às 11 horas
MESA 1: Participação da Psicologia na Saúde: Olhares e Fazeres da Psicologia no SUS – Sistema Único de Saúde
Palestrantes convidados:
EDUARDO MOURÃO VASCONCELOS
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), doutorado em políticas sociais pela London School of Economics (1992) e pós-doutorado na Anglia Ruskin University, Cabridge, Reino Unido. Atualmente é professor associado da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, coordenador do projeto pesquisa e extensão Transversões (Saúde Mental, Desinstitucionalização e abordagens Psicossociais), e pesquisador I-B de produtividade científica do Conselho Nacional de Pesquisa. Tem longa experiência em políticas sociais, movimentos sociais e psicologia social, com ênfase particular no campo da saúde mental, sendo reconhecido como uma das lideranças dos movimentos de reforma psiquiátrica e antimanicomial no país. Vem também pesquisando e sistematizando a atuação do Serviço Social brasileiro nas áreas das abordagens psicossociais e em saúde mental.
SIMONE MAINIERI PAULON
Psicóloga (PUCRS) com mestrado em Educação (UFRGS) e doutorado em Psicologia Clínica (PUCSP) é professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na qual atua junto ao laboratório de políticas públicas do departamento de psicologia social e institucional, ao PPG de Psicologia Social, ao PPG de Saúde Coletiva e coordena grupo INTERVIRES Pesquisa-Intervenção em Políticas Públicas, Saúde Mental e Cuidado em Rede. Integra o grupo de trabalho "Políticas de subjetivação e Invenção do cotidiano" da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP) e lidera o diretório de pesquisas: Rede Interinstitucional de Pesquisas HumanizaSUS. Tem experiência na área de Psicologia e Saúde Coletiva, com ênfase em Intervenção Terapêutica e Saúde Mental.
LUIZ CARLOS BOLZAN
Psicólogo formado pela Universidade Luterana do Brasil em 1997, tem especialização em Psicologia da Saúde e é mestre em Gestão Pública com ênfase em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Antes de assumir o cargo de secretário da Saúde em Novo Hamburgo, trabalhava como Ouvidor Geral do SUS no Ministério da Saúde de 2011 até o início de 2013, com o então ministro Alexandre Padilha. Trabalhou por dois anos como diretor do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS) e antes disso também atuou como secretário municipal de Saúde da cidade de São Francisco de Paula.
MEDIAÇÃO: APARECIDA ROSÂNGELA SILVEIRA
Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1983). Atualmente é professora de educação superior da Universidade Estadual de Montes Claros. Analista de Saúde - Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas de saúde, assistência à saúde mental, cuidado primário de saúde mental e clínica.
11 às 12h30
MESA 2: Subjetividade e Cidadania: Psicologia e Direito.
Palestrantes convidados:
ESTHER ARANTES
Psicóloga, Mestre e Doutora em Educação, Professora do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É membro colaborador da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, membro do Grupo de Trabalho sobre crianças e adolescentes do Conselho Federal de Psicologia.
FÁTIMA FRANÇA
Psicóloga, Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2000) e especialista em Psicologia Jurídica e membro do Laboratório de Estudos sobre Preconceito (LaEP) da USP. Atualmente é psicologo do do Sistema Penitenciário do Estado de São Paulo, coordenadora do Comitê de Ética da Secretaria da Administração Penitenciária, docente da Universidade Nove de Julho e Coordenadora do curso de especialização em Psicologia Jurídica do Instituto Sedes Sapientiae. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Jurídica, atuando principalmente nas seguintes áreas: avaliação psicológica, avaliação psicológica no contexto da justiça criminal e atuação psicológica nas prisões e pesquisa.
DES. HERBERT JOSÉ ALMEIDA CARNEIRO
Bacharel em Direito na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Turma de 1985); Especialização em Direito de Empresa - com graduação, pela Fundação Dom Cabral, em Belo Horizonte/MG, em 1989; Especialização em Juizados Especiais Cíveis e Criminais; Mestre em Direito Empresarial, pela Faculdade de Direito Milton Campos. Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, posse em 30/04/2009; Presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (em exercício), posse em 03.01.2013; EX-Presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária do Ministério da Justiça; Vice-Presidente da Comissão Nacional de Penas e Medidas Alternativas do Ministério da Justiça (até dezembro de 2006). Vice-Presidente do Instituto de Ciências Penais (em exercício). Professor de Pós Graduação de Ciências Penais da Faculdade Milton Campos; Professor do Módulo de Penal e Processo Penal da Escola Judicial Edésio Fernandes – EJEF do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (curso de formação inicial e permanente de juízes e servidores).
MEDIAÇÃO: MARIA JOSÉ GONTIJO SALUM
Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987), especialização em Educacional pela PUC Minas (1994), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), com estudos avançados na Universidade Paris VIII - França, por meio de bolsa do Programa de Doutorado com Estágio no Exterior (PDEE) da Capes. Professora Adjunto III da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e membro do Conselho Técnico do Instituto da Criança e do Adolescente (ICA), da Pró-Reitoria de Extensão da Puc Minas até o ano de 2012. Coordenou os Cursos de Especialização em Criminologia, Psicologia Jurídica e Práticas Socieducativas da Diretoria de Educação Continuada da Puc Minas.
12h30 às 14 horas - Almoço
14h às 15h30
MESA 3: O Fazer ético-político: Participação da Psicologia na Assistência Social
Palestrantes convidados:
CARMEM MAGDA GHETTI SENRA
Psicóloga na área da Assistência Social há 17 anos na Prefeitura Municipal de Campinas. Tem experiência na área de Psicologia Social, com ênfase na relação entre Psicologia e Assistência Social, com atuação em Centro de Referência de Assistência Social - CRAS por 10 anos no Sistema Único de Assistência Social - SUAS. Experiência principalmente nos seguintes temas: violência doméstica contra crianças e adolescentes, psicologia comunitária, infância, família e política pública de Assistência Social. Mestre e Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Atualmente, atua na equipe de assessoria técnica na Secretaria de Cidadania, Assistência e Inclusão Social em Campinas e como vice presidente do Conselho Municipal de Assistência Social.
IEDA MARIA NOBRE DE CASTRO
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (1981), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1999) e doutorado em Politica Social pela UNB (2015). Foi assessora parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Secretária de Assistência Social e Cidadania de Maracanaú e Assessora Especial da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate a Fome de Fortaleza. Foi presidenta do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social – COEGEMAS e, posteriormente, presidenta do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social. Atualmente é Secretária Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS. Tem experiência na área de Educação, Assistencia Social, gestao pública.
MEDIAÇÃO: CARLA ANDRÉA RIBEIRO
Possui graduação em Psicologia, especialização em Gestão de Projetos, certificação PMP - Project Management Professional/PMI e mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é analista de políticas públicas - psicóloga - Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Tem experiência em: monitoramento e avaliação, gestão de políticas públicas, com ênfase na assistência social, esporte e lazer, e gestão de projetos. Estuda e ministra aulas: sistema de informação, monitoramento e avaliação, planejamento e gestão de políticas públicas: para segmentos/setores; saúde; assistência social; informação -, e gestão de projetos.
15h30 às 16h30 - Encerramento
Palestrantes convidados:
MARIZA MONTEIRO BORGES
Presidente do Conselho Federal de Psicologia
SONIA GONDIM
Presidente da Comissão Científica do CONPSI
TEREZA CAMPELLO
Ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome